quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Engenharia Verde

Foi lá pelo interior de Minas Gerais, precisamente à dez anos atrás e mais precisamente falando em São Tomé das Letras onde me deparei com uma cidade pequena, inteiramente edificada sobre pedras, e num destes teus pontos turísticos denominado "Xangrilá", que ao vivo e apartado dos outros amigos e amigas da excursão, prestei atenção naquilo que me rodeava.
Era um rio largo e pouco profundo entre pedras e desvios, água cristalina e gelada, ao céu, o escuro em plena luz do sol devido aos extensos e espessos galhos de árvores lindas e centenárias que se entranhavam sobre mim ao alto.
Lá num extenso galho havia nele instalada como uma nobre hóspede a Cattleya Harrissoniae tipo e estava em período de inflorescencia, belas e lindas flores em quantidade  de quatro flores, a planta era de porte alto de uns 80 a 90 centímetros de altura, bifolia, de tom verde escuro nos bulbos e folhas balançavam suas flores ao vento, e nisto, verificando a presença de outras varias Cattleyas Harrrissoniae inclusive  coeruleas e albas inclusas num mesmo habitat.
Parecia que meus ouvidos entraram em uma outra dimensão, ou seja, representava que minha audição se multiplicara para ouvir os minímos toques sonoros.
Ou era a minha imaginação ou eram os ouvidos e a audição, e sendo assim de ímpeto ouvi-la dizer:
- Aqui estou , bela resplandecente, singela e florida.
- O que queres de mim?
- Não é o bastante cansardes e pelejardes até chegar aqui debaixo de meus pés?
- Veja a minha luz, o meu púrpureo acetinado, os meus perfeitos  e esguios contornos.
- Minha armação é como uma Rainha Vestida à nobreza do bom gosto.
- E o meu perfume, sentis quanto o exalo, ele vai longe, longe tal que olhe aos lados, quantos amiguinhos meus você vê; são vários, são inúmeros não?
- Estes são meus verdadeiros amigos, meus polinizadores.
- E agora, o que queres?
- Apenas me apreciar?
- Não tente me tirar daqui de cima, pois.....
- Há muitos inimigos inclusive inimigos se.
- apenas me contemple, me admire, é para isto que me encontro aqui.
- Estás vendo essa grande cápsula de sementes; espere mais um pouco de tempo, e leve algumas dessas micro sementes para ti e as semeie.
- Dentro de alguns anos verás outras iguais à mim.
- Isto não o satisfaz?
- Te peço, não me retire daqui, dê bom censo em dose dupla no seu coração, amenize suas ambições.
- Quem me colocou aqui há dezenas de anos foi o criador.
Olhei-a com tanta sublimidade que respondi:
"Jamais a tirarei daí minha Rainha, apenas te digo, voltarei em alguns meses para coletar algumas de suas milhares de sementes."
E o que ouvi de ti passarei às gerações.
- Com licença Alteza para me retirar.

Texto escrito pelo nosso sócio e Diretor Técnico do Circulo SãoCarlense de Orquidófilos

GILMAR JULIAK

Nenhum comentário: